Escola Integrada de Ensino – Raios de Sol

Educação Infantil • Ensino Fundamental • Ensino Médio

Voltar ao Topo

CURTINDO A NATUREZA!

NOV/2017

Com inúmeras atividades ecológicas, educacionais, culturais e de aventura, o Hotel Fazenda Parque dos Sonhos garantiu diversão para todas as idades. Os alunos do Colégio EIE que participaram da viagem em 2017 tiveram uma experiência incrível, que vão levar para o resto da vida.

A estrutura de recreação e atividades do parque ofereceu mais de 50 maneiras diferentes de se divertir.

Longe de casa, os alunos tiveram a oportunidade de ampliar a socialização e desenvolver a autonomia. Apoiados e incentivados pelos professores e monitores, eles venceram desafios e voltaram para casa com muita história para contar.

 

 

 

    

   

 

Voltar ao Topo

UM DIA NA FAZENDA

ABR/2018

O Colégio EIE levou as crianças da Educação Infantil (a partir de 2 anos) e os alunos do Ensino Fundamental I (do 1o ao 5o ano) para um passeio inesquecível.

A Cia dos Bichos é uma fazendinha que proporciona a maior interação com os animais. As crianças podem entrar nos cercados com a ajuda de monitores para alimentar e acariciar os bichos. Tem passeio a cavalo e de charrete, berçário de filhotes e ordenha. É um ótimo passeio para se conectar com a natureza, trabalhar a conscientização ecológica, conhecer a Vila Caipira e o clima saudável dos sítios de antigamente.

 

 

 

  

 

   

   

 

Voltar ao Topo

APRENDENDO COM A MÚSICA

ABR/2018

Que tal conhecer uma das mais importantes casas de concertos do Brasil? Os alunos do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio do Colégio EIE tiveram essa oportunidade.

O programa "Descubra a Orquestra na Sala São Paulo" ofereceu aos alunos ações educativos-musicais com o intuito de ampliar e fortalecer o desenvolvimento cultural e musical dos jovens e professores inscritos no programa. A programação é composta das temáticas: Formação de Professores, Formação de Público e Atividades na OSESP. 

Os professores do Colégio EIE, Frederico Nunez (Filosofia e Sociologia) e Cintia Cesco (Português), participaram da seleção e formação de professores e proporcionaram à escola a possibilidade de visitar a sala e assistir a um concerto didático.

 

 

 

      

   

 

Voltar ao Topo

PRA MAMÃE, COM CARINHO!

MAI/2017

As mães do Colégio EIE se emocionaram com a homenagem dos filhos na comemoração do Dia das Mães. Embaladas pela letra da canção Trem Bala, com a professora Márcia ao violão, elas curtiram uma manhã especial com apresentações, surpresas e atividades elaboradas pelas professoras de cada turma.

Todos os anos, os professores esbanjam criatividade e se esmeram para comemorar uma das datas mais festivas do colégio. Árvores com recadinhos, fotos e até oficinas artesanais foram algumas das atividades propostas.

O importante é celebrar e abrir espaço para que as crianças demonstrem todo o carinho pelas suas mamães.

 

 

 

    

   

 

Voltar ao Topo

DIVERSÃO PARA TODOS OS GOSTOS

MAR/2017

Sair da escola e conhecer novos espaços é sempre uma alegria para as crianças. Quando esse local reúne diversão e cultura, o passeio ainda melhor. Em março, as turmas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental 1 tiveram a oportunidade de brincar e ampliar seus conhecimentos no passeio que fizeram à Chácara Encantada e ao Adventure Park.

As crianças da Educação Infantil até o 2º ano do Ensino Fundamental 1 ficaram na Chácara Encantada. São mais de 25 mil metros quadrados com atrações, com uma área projetada que permite contato próximo com a Mata Atlântica. Entre as brincadeiras e atividades, as atrações nesse espaço privilegiam o desenvolvimento sociocultural das crianças.

O Adventure Park, voltado para os alunos do 3º ao 5º anos do Ensino Fundamental 1, tem uma proposta mais apropriada para essa faixa etária. Trilha, tirolesa, parque aquático e até um planetário com imagens e sons em alta definição para os alunos viajarem pelo universo, conhecendo planetas e estrelas.

 

 

     

   

 

   

 

Voltar ao Topo

VAMOS AO TEATRO?

MAI/2017

Os alunos da 7ª série ao Ensino Médio tiveram uma experiência enriquecedora no dia 12 de maio. Eles assistiram à peça Les Misérables no Teatro Renault, um dos musicais mais antigos do mundo, vencedor de mais de 125 prêmios internacionais.

A obra, escrita em 1862, ganhou inúmeras adaptações para televisão, rádio e cinema. Era questão de tempo até chegar uma versão musical que abalaria o mundo.

No best seller, o escritor Victor Hugo narra a atormentada trajetória de dois homens, o policial Javert e o ex-prisioneiro Valjean, unidos por uma perseguição que atravessa os anos na França do século XIX, e que expõe todos os elementos da condição humana, como lealdade, traição, humildade, egoísmo, solidariedade, amor, paixão, sacrifício e redenção.

Uma verdadeira aula de história!

 

 

 

        

   

 

Voltar ao Topo

Longe de casa

OUT/2016

Brincadeiras diárias e noturnas, banho de rio, tirolesa, baladinhas, exercício físico para acordar, visita ao borboletário, pescaria e muito mais. Durante três dias, alunos do Colégio EIE, com idade entre 4 e 15 anos, puderam desfrutar de um espaço especialmente planejado para momentos de lazer e diversão com total segurança.

Distantes dos pais, mas acompanhados dia e noite por monitoria especializada, eles tiveram uma experiência única e edificante, com muita diversão, em contato com a natureza.

A equipe do Acampamento Águias da Serra, que possui padrão internacional, estimulou diversas brincadeiras, transformando o passeio em um grande aprendizado, que permitiu desenvolver noções de autonomia, cooperação e relações de parceria.

Dar ao filho a oportunidade de explorar o mundo a sua volta é também uma forma de educar.

 

 

     

   

 

Voltar ao Topo

Feira Cultural

OUT/2016

A tradicional Feira Cultural do Colégio EIE foi um sucesso de público neste ano. Cerca de 400 pessoas percorreram as salas para apreciar os projetos. Utilizando diversos conhecimentos e aptidões, os alunos – da Educação Infantil ao Ensino Médio – desenvolveram temas estudados ao longo do ano com aplicações práticas e concretas, acompanhadas de perto pelos professores.

A Feira Cultural é uma atividade permanente do colégio que acontece sempre no último trimestre do ano. O grande desafio é transformar os conteúdos mais significativos para cada grupo em apresentações criativas e originais, que mostrem ao público, no dia da feira, uma pequena parte de todos os aspectos que foram abordados, trabalhados e aprofundados.

Parabéns aos alunos e ao corpo docente pelo empenho em sala de aula e pelas horas dedicadas a fazer esse evento anual acontecer.

 

 

      

   

 

Voltar ao Topo

Dia da Criança

OUT/2016

O Colégio EIE comemorou o Dia das Crianças no Parque Chácara do Jockey. Alunos da Educação Infantil, do Ensino Fundamental I e II e do Ensino Médio curtiram o passeio e exploraram vários locais do parque, como a pista de skate, o playground, a praça de piquenique e os espaços dedicados ao esporte, à cultura e à educação.

Apesar do tempo instável, os pequenos adoraram brincar na terra. O impacto de brincar ao ar livre é positivo para as crianças e a interação com a natureza é fundamental para o desenvolvimento.

Para os especialistas, qualquer brincadeira que envolva um ou mais aspectos do desenvolvimento é válida: desde brincar na areia, que estimula o lado criativo, o tato e a fantasia, como jogar bola no parque, que trabalha regras, atividade física intensa e socialização.

 

 

      

   

 

Voltar ao Topo

Festa do Livro

SET/2016

Dizem que ler um livro é como viajar para outro mundo. Agora imagine um lugar de 60 mil m², que reúne milhares de títulos, palestras, oficinas, brincadeiras e autores cheios de história para contar… Pois é, não é ficção, esse espaço existe!

No dia 2 de setembro, os alunos do Ensino Fundamental (a partir do 4o ano) e do Ensino Médio tiveram a oportunidade de conhecer uma das maiores festas de celebração da leitura no país. Com atrações multiculturais, a 24a Bienal Internacional do Livro de São Paulo, realizada no Pavilhão de Exposições do Anhembi, é um evento democrático e diverso, que vai muito além da Feira de Livros.

A turma do EIE viveu uma experiência incrível. Além de ser um passeio lúdico e divertido, a visita à Bienal estimula o hábito da leitura e desperta a paixão pelos livros.

 

 

      

   

 

Voltar ao Topo

Dia dos pais animado

AGO/2016

Munidos de agasalhos e tênis e com muito bom humor, os pais passaram uma manhã super divertida na comemoração do Dia dos Pais, no Colégio EIE. Nem o frio, nem a chuva foram suficientes para impedir a festa. Com o tema "Papai você é a minha medalha de ouro", aproveitando a temática das Olimpíadas Rio 2016, as famílias se divertiram na quadra com uma gincana super animada.

A presença dos pais na escola é uma importante demonstração de que os pais se importam com a educação dos filhos. Não basta apenas acompanhar a lição de casa, checar o boletim escolar e comparecer às reuniões. Ao se propor a brincar com seu filho na escola, o pai ajuda a fortalecer o processo de ensino-aprendizagem dos alunos, incluindo sua participação em atividades, eventos e tarefas propostos pela escola.

Por isso, a Colégio EIE faz questão de incentivar esses momentos, que são prazerosos e valiosos para a educação.

 

      

 

Voltar ao Topo

Exercitando o raciocínio com Robótica

JUN/2016

Em junho, os alunos do 6° ao 9° ano tiveram mais uma rodada da tecnologia Lego Zoom na quadra da escola. Acompanhados pelo monitor da Lego Education, eles exploraram o kit com motores, sensores e bloco programável que permite ao aluno exercitar suas habilidades motoras, explorando conceitos tecnológicos por meio da criatividade e do raciocínio lógico. Dessa vez, os pais, que foram à escola para a reunião bimestral, puderam acompanhar a atividade e ver de perto como funciona o projeto.

A Lego Education é uma empresa brasileira que acredita no método “aprender fazendo” para o desenvolvimento integral de crianças e jovens do século 21. É por isso que as soluções desenvolvidas por eles propõem uma aprendizagem inovadoras, fundamentada nos quatro pilares para a educação da Unesco: aprender a fazer, aprender a ser, aprender a conviver e aprender a conhecer.

 

 

      

 

Voltar ao Topo

Arraiá animado no EIE

JUN/2016

O "Arraiá da Escola Integrada de Ensino - Raios de Sol" foi animado e divertido. Realizada no dia 4 de junho na quadra da escola, a festança reuniu pais, professores e alunos da Educação Infantil, do Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio. Danças, comidas típicas, barracas diversas, brincadeiras, quadrilhas super diferentes, muita música e diversão animaram a todos.

Neste ano, a quadra foi enfeitada com as bandeiras juninas criadas pelos alunos com a ajuda dos pais. Com muita criatividade e usando vários tipos de materiais, as bandeiras deram um toque especial ao Arraiá do EIE.

A criatividade também foi o ponto alto das quadrilhas que se apresentaram. A quadrilha do Fundamental II deu um toque moderno à tradicional música junina. O resultado foi uma apresentação super animada. Vestidos de pijamas e munidos de travesseiros, os alunos do Fundamental I também fizeram uma bela apresentação.

 

      

 

Voltar ao Topo

Dia das Mães no parque

MAI/2016

Um piquenique no Parque. Foi assim a comemoração do Dia das Mães desse ano. No dia 7 de maio, no Parque da Previdência, as crianças da Educação Infantil e Fundamental I se soltaram e todos puderam desfrutar do contato com a natureza. Ao lado da família, as mães passaram horas agradáveis e se divertiram com a alegria dos pequenos.

A festa ficou completa com o tradicional café da manhã coletivo, organizado pela escola com o apoio dos pais. As mesas ficaram forradas de bolos, tortas, lanches e sucos variados.

As crianças também deram um show na interpretação da música "Amor Perfeito", de Roberto Carlos, e encantaram as mães. Com a tia Márcia tocando violão, os alunos soltaram a voz e demonstraram todo o seu carinho.

Pela animação das famílias, a iniciativa da escola foi aprovada. Quem não conhecia o parque, encontrou mais uma opção de lazer.

 

      

Voltar ao Topo

Passeio ao Parque da Mônica

ABR/2016

Em abril, as crianças da Educação Infantil e do Fundamental I tiveram um dia de pura diversão. O local escolhido para o tradicional passeio do primeiro semestre foi o novo Parque da Mônica, que fica no Shopping SP Market, na zona sul da cidade.

Um dos grandes objetivos do passeio, além de proporcionar um momento de lazer para a criançada, é estimular a autonomia dos pequenos. Com o apoio dos professores e de monitores espalhados pelo parque, eles puderam brincar com segurança e desfrutar das diversas atrações que o parque oferece.

Inaugurado em junho de 2015, o Parque da Mônica é o maior parque coberto da América Latina, com 12 mil m². O local tem infraestrutura completa e proporciona conveniência, conforto, alegria e segurança a todos os visitantes. Lúdicas, educativas e interativas, as atrações foram inspiradas no universo das histórias em quadrinhos criadas pelo cartunista Mauricio de Sousa.

Entre no Facebook da escola (Colégio EIE) e veja mais fotos desse dia animado e divertido!

      

Voltar ao Topo

Um passeio inesquecível

OUT/2015 

Um dos objetivos da escola é ajudar o aluno a ser livre, pensar e descobrir seu espaço. Por isso, em parceria com os pais, a escola sempre escolhe passeios que possam proporcionar conhecimento e, principalmente, contato com a natureza.

Em agosto, os alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I visitaram a Cia. dos Bichos, uma fazendinha cuidadosamente preparada para oferecer às crianças a oportunidade de conhecer os bichos da fazenda bem de perto. Monitores incentivam e auxiliam na interação com os animais e organizam atividades que transformam o passeio em uma forma divertida e prazerosa de aprender.

A alegria fica estampada no rosto das crianças, que participam de todas as atividades propostas. Elas podem entrar nos cercados com a ajuda dos monitores para alimentar e acariciar os bichos; passear de cavalo e de charrete; visitar os filhotes no berçário; e ordenhar a vaquinha.

Uma fonte inesgotável de descobertas e encantamento. E um ótimo passeio para fazer em família também.

 

Voltar ao Topo

Dia dos Pais

AGO/2015

Uma manhã cheia de carinho com diferentes atividades esportivas. Foi dessa forma que pais e alunos comemoraram o Dia dos Pais em agosto. Em um momento de pura descontração, os pais brincaram, correram e se divertiram com os filhos.

A proposta de unir a família é muito valorizada pela escola. As atividades visam o fortalecimento do vinculo familiar e as atividades – jogo de dama e xadrez gigante, corrida de tartaruga e futebol de quadra – foram pensadas com o objetivo de provocar a interação pai e filho.

Tanto a família quanto a escola compartilham das funções educativas que buscam o conhecimento e o bem estar do aluno. Ambos têm a responsabilidade de apoiar esse processo e favorecer o desenvolvimento do educando. Assim, é fundamental a participação da família na escola, na busca por oferecer estratégias para o processo de formação realmente acontecer.

Parabéns aos pais que compareceram!

 

Voltar ao Topo

Aprender fazendo

JUN/2015 

Os alunos do 6º ao 9º ano participaram, no segundo semestre, do Torneio de Robótica, promovido pela tecnologia Lego Zoom. O principal objetivo da iniciativa é ajudar os alunos a exercitar suas habilidades motoras, explorando conceitos por meio da criatividade e do raciocínio lógico.

A ZOOM é uma empresa brasileira que representa a LEGO® Education com exclusividade no país. O kit de atividades permite colocar em prática o método do “aprender fazendo”. Um iniciativa primordial para o desenvolvimento integral de crianças e jovens do século 21.

As séries finais do Ensino Fundamental utilizam o kit NXT Mindstorms (9797), com motores, sensores e bloco programável. O kit e o trabalho com os fascículos proporcionam um ambiente motivador de ensino, ao mesmo tempo em que são utilizados como ferramentas tecnológicas que possibilitam a construção de novas descobertas e aprendizagens.
O kit também permite que a criança construa diversas montagens integradas ao conteúdo de cada aula. Utilizando brincadeiras, o torneio apresenta o universo da ciência e da tecnologia às crianças, além de ampliar o conhecimento de assuntos interdisciplinares.