Aprendendo sobre as Cruzadas

Para mostrar um pouco mais da história de alguns produtos que hoje encontramos com facilidade nas prateleiras dos supermercados, a professora Evelyn, de História, usou um recurso diferente. Pediu aos alunos do 4º ano que coletassem com familiares receitas culinárias com especiarias.

As especiarias passaram a ser mais conhecidas na Europa a partir das Cruzadas. Como não se adaptavam ao solo europeu, os produtos precisavam ser obtidos por meio de grandes aventuras, que envolviam muita disputa.

Essa verdadeira saga em busca de especiarias tornou comerciantes e reis muito ricos, criando um fluxo comercial que permitiu a introdução de várias mercadorias orientais no cotidiano da Europa, influenciado o paladar ocidental.

Para concluir o trabalho de imersão na história das Cruzadas, os alunos criaram um Livro de Receitas com pratos saborosos. CLIQUE AQUI para baixar o PDF do livro e experimentar algumas delas.

Os alunos aprenderam bastante com essa atividade. E você? Conhece alguma receita culinária que use uma especiaria?