O que constitui um herói?

Como parte das alterações previstas em lei para o Ensino Médio, os alunos do 1º ano do Colégio EIE fizeram uma exposição dos seus trabalhos criados a partir do Itinerário Formativo: leitura e produção de gêneros discursivos. Na atividade “Pensando em um protagonista – o que constitui um herói?”, proposta pela professora Cintia, cada aluno criou um herói ou heroína que abordasse de forma crítica um tema relevante à sociedade brasileira. Os alunos puderam comentar as suas produções com outros alunos na exposição montada nos corredores da escola.

O novo modelo do ensino médio corresponde a alterações previstas na lei nº 13.415, de 2017. A principal delas é a nova organização do currículo, que, além da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), oferece itinerários formativos aos estudantes, escolhidos para completar a grade curricular.

A implementação é gradativa em todo o país. Neste ano, de acordo com o cronograma do MEC (Ministério da Educação), o novo ensino médio vigora apenas no 1º ano. Para o 2º ano, a mudança começará somente em 2023 e, para o 3º ano, no ano seguinte.

Com o novo plano da BNCC, a carga horária de cada ano letivo passa de 800 para 1 mil horas anuais, totalizando 3 mil horas na conclusão do ensino médio.

Além disso, as disciplinas básicas, como Português, Matemática e Geografia, foram integradas em quatro áreas de conhecimento: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas; Linguagens e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e Matemática e suas Tecnologias.